segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O mendigo

Mendigo numa esquina de Johannesburg na Africa do Sul

por Celso Amade
celsoamade@opatifundio.com
Em Johannesburgo , na África do Sul, assim como em muitas grandes cidades do mundo, existe umacondição social a qual chamamos de mendigo.
Sendo africano e estando em África, e normal ver-se mendigos andando nas ruas, parados nos entroncamentos e até batendo nas portas da gente para pedir um pedaço de pão.

Em 1995, veio o fim do sistema segregativo racial “Apartheid”, onde, como resultado, o mundo viu eleger o primeiro presidente negro na África do Sul independente.

Com isso, vieram muitas mudanças politico-sociais que arrastaram consigo reformas económicas.

Na nova república, como que se de marte tivesse acabado de chegar, deparo-me com gente de todas as idades nos semáforos, entrocamentos, carregando places e gritando por Socorro, “NAO TENHO COMIDA NEM ROUPA, TENHO 4 FILHOS PARA CRIAR. QUE DEUS O ABENCOE. OBRIGADO”. As placas diferem uma da outra, mas o contexto é semelhante.

Aquele cenário desconcertante me chocava sempre que tivesse que cruzar a avenida, não pela cor da pele do pedinte, mas pela ironia da vida.

Antes do término do Apartheid, a situação era inversa, com a agravante de que somente a minoria branca era contemplada pelo governo - tinham todos os direitos sociais como o subsidio de desemprego, habitação, preferência nos postes de trabalho, direitos de uso de casas comerciais etc.

Hoje, a realidade é bem diferente, a igualidade de direitos entre as diferentes etnias que compõem a Africa do Sul, criou uma plataforma onde vinga quem estiver melhor preparado para coexistir num estado de direito.

Sem comentários: