terça-feira, 21 de abril de 2009

BP embaixo, Mabor em cima, você sabe o que é?


Quando o trabalho da policia não se faz sentir o suficiente nas periferias da cidade, o povo chama a si a responsabilidade de fazer “justice” pelas próprias mãos

Justiça alheia ao Estado termina com a dor quente da borracha em chamas
Todos os dias são reportados casos de crimes de furto a agressões e a policia com todo o despreparo e carência logística não consegue fazer face à epidemia. Chega uma altura em que o povo satura e rebenta…

Ladrão. Ladrão! – Alguém gritou. - Pega o gajo, vai a correr! Na calada da noite ou no auge do sol , era usual ouvir-se estes gritos que muitas das vezes vinha acompanhado de um outro chamado… Já tenho o pneu alguém traga a gasolina!

É o fenômeno do “BP em cima e Mabor em baixo”.

Cinlindra-se o individuo no meio do pneu e joga-se a gasolina por cima e ateia-se fogo. O sacrificado berra, esperneia e morre torrado no meio das labaredas do pneu, que se recusa a terminar de arder.

Na mente popular, a “justice” foi feita.
A policia chega quase sempre depois do consumado, sem chances nem condições de socorrer o tostado. Às vezes faz-se algumas prisões, mas muitas das vezes ninguém reivindica nem aponta autoria.

A igreja chora por clemência, parte do povo faz coro, os políticos fazem silêncio, não sabendo se usam o malfadado acontecimento para fazer campanha ou não, os intelectuais debatem o fenômeno, tentam chegar à raiz da equação… São inúmeros os resultados. Continuamos a debater, aguardar e tostando.

Às vezes o nível da malandragem baixa e o povo credencia ao sistema do “BP em Cima e Mabor em Baixo”. Embora a fórmula não tenha nenhuma autenticidade, parece intimidar uns e emprestar valentia a outros.

Quem pode reza pelas almas daqueles que não puderam escapar a fúria popular, que com certeza foram-se alguns inocentes também, e enquanto estiver com o espírito embrenhado de santidade, sem querer abusar dos santos, reza também para que a policia ganhe reforço logístico.

Glossário
BP – British Petroleum
Mabor – Marca de pneu made-in-moçambique
Cinlindra-se – o sujeito “cinlindra-se”, ou ganha forma cilíndrica, quando é colocado no meio do pneu.

Sem comentários: